A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Upanema, Wberlhane Pereira, participou, nesta quinta-feira (25), em Natal, do encontro “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, que reuniu lideranças políticas, parlamentares, representantes de movimentos sociais e militantes para debater o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres e o enfrentamento à violência de gênero.
Promovido pelo Partido dos Trabalhadores, o evento foi realizado no Espaço Bossa Nova, na Arena das Dunas, e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra e da primeira-dama Janja Lula da Silva, uma das principais participantes da programação.
Durante sua fala, Janja destacou os avanços das políticas públicas para as mulheres implementadas pelo governo do presidente Lula e defendeu o protagonismo feminino nas eleições deste ano, reforçando a importância da ampliação da participação das mulheres nos espaços de decisão.
Já a governadora Fátima Bezerra apresentou ações desenvolvidas no Rio Grande do Norte para fortalecer a rede de proteção às mulheres, entre elas a criação de sete Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a implantação da primeira Casa de Proteção para mulheres vítimas de violência e seus filhos, além da ampliação das políticas de prevenção.
Para Wberlhane Pereira, a participação no encontro representa uma oportunidade de fortalecer o diálogo sobre políticas públicas voltadas às mulheres e reafirmar o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O encontro integrou a agenda nacional de mobilização das mulheres do Time de Lula e reforçou a defesa da ampliação das políticas públicas de proteção, da participação feminina na política e do enfrentamento à violência contra a mulher como pilares para o fortalecimento da democracia brasileira.
Os dados do Censo Escolar de 2025 revelam melhora nas taxas de abandono do ensino médio. A taxa dos que deixam de ir à escola nessa etapa, em escolas públicas, chegou a 2,5% no ano passado, a menor desde 2007, início da série histórica disponibilizada pelo MEC (Ministério da Educação).
A queda no abandono foi de 34% em relação a 2023, ano anterior ao início do Pé-de-Meia, que paga bolsas para estudantes do ensino médio com o objetivo de mantê-los na escola. O programa é uma das vitrines do governo Lula (PT), mobiliza orçamento bilionário e deve ter protagonismo na campanha para a tentativa de reeleição do presidente.
Os dados foram divulgados oficialmente nesta sexta-feira (26) pelo MEC. Resultados de aprovação e reprovação também tiveram avanço, tanto no médio quanto no ensino fundamental.
Abandono escolar ocorre quando o estudante deixa de frequentar a escola durante o ano letivo. É diferente da evasão, situação em que o aluno não volta ao sistema de ensino no ano seguinte.
Não é possível atribuir toda a melhora nos indicadores do ensino médio ao programa de bolsas, uma vez que essas taxas já tinham tendência de melhora nos últimos anos. Uma eventual relação causal entre a política e as taxas ainda depende de estudos aprofundados, mas os avanços são notáveis após o início dos pagamentos.
Na comparação com 2022, último da gestão Jair Bolsonaro (PL), a queda na taxa de abandono no médio foi de 61,5%. O índice de 5,6% naquele ano reflete os efeitos da pandemia, quando escolas foram fechadas e muitos jovens interromperam os estudos.
Em declaração enviada à imprensa, o ministro da Educação, Leonardo Barchini, relacionou os resultados a uma série de ações governamentais, como a melhor articulação com estados, aumento de matrículas de tempo integral, alta do financiamento geral e de recursos de programas federais como o de alimentação e transporte.
“Tudo isso contribui para um conjunto de melhorias que nós vislumbramos nos últimos quatro anos, mas eu poderia dizer que o Pé-de-Meia é carro-chefe dessa política toda”, disse.
A taxa de reprovação no ensino médio público também melhorou. Caiu 44% na comparação com 2023, passando de 5,7% para 3,2%.
As redes estaduais concentram 8 em cada 10 alunos do ensino médio no país.
Houve melhora na taxa de distorção idade-série, que mede o percentual de estudantes com 2 ou mais anos de atraso escolar. Passou de 24,3% em 2022 para 17,6% no ano passado, segundo divulgado pelo MEC.
No ensino fundamental, o abandono manteve tendência de melhoria dos últimos anos. Chegou a 0,2% nos anos iniciais e a 1% nos anos finais (eram de 0,3% e 1,4%, respectivamente, em 2023).
Melhoras nas taxas de reprovação chamam atenção. A maior variação ocorre nos anos finais do fundamental, com uma queda de 67% de 2023 a 2025.
A taxa nos anos finais ficou em 3,3% no ano passado, contra 5,4% em 2023. Redes de ensino têm adotado políticas que representam praticamente uma aprovação automática, sobretudo nas séries que participam da avaliação que define o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O Ideb, termômetro da educação básica no país, é calculado a cada dois anos para 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º do médio. Ele leva em conta as notas em prova nacional aplicada também ano passado, além das taxas de aprovação e reprovação —menos alunos retidos pode significar melhor Ideb.
No ano passado, por exemplo, a reprovação foi de 4,2% no 6º ano do fundamental, ficou em 3,9% no 7º ano, 3% no 8º ano, até finalmente marcar apenas 2% no 9º ano, último da etapa.
Programa é vitrine do governo Lula
O Pé-de-Meia prevê bolsas mensais e uma poupança para alunos, que pode ser retirada só ao fim de cada ano, além de valor extra para quem faz o Enem. O governo iniciou a política em 2024 para alunos da etapa regular, de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, depois ampliou para o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e para todo o CadÚnico (cadastro geral para acesso a programas sociais).
O programa passou a ter um custo anual de cerca de R$ 12 bilhões. Os valores estavam fora do orçamento e seriam operados por um fundo, mas o Tribunal de Contas da União obrigou sua inclusão nas rubricas da pasta —o que criou pressão fiscal para a gestão.
Assim, o Pé-de-Meia passou a comprometer cerca de dois terços do orçamento discricionário (não obrigatório) do MEC. Drenou dinheiro de outras políticas prioritárias, como de alfabetização e tempo integral.
O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.
A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.
“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.
O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.
A governadora Fátima Bezerra aproveitou a presença da primeira-dama Janja da Silva, na noite desta quinta-feira (25), em Natal, para mandar um recado direto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a sucessão estadual.
Durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, promovido pelo PT na Arena das Dunas, Fátima afirmou que o pré-candidato do partido ao Governo do Estado, Cadu Xavier, chegará ao segundo turno e vencerá a eleição.
“Pode dizer ao presidente Lula que Cadu Xavier vai estar no segundo turno nestas eleições, e nós vamos ganhar essas eleições”, declarou a governadora, dirigindo a mensagem a Janja.
É com profundo pesar que noticiamos o falecimento da senhora Vanessa Aquino Pimenta, de 39 anos, ocorrido nesta sexta-feira (26) no Hospital dos Pescadores, em Natal-RN, onde encontrava-se hospitalizada.
Seu corpo será sepultado às 16h no Cemitério do Bom Pastor II, em Natal-RN.
Vanessa era filha de Inácio Felipe Pimenta e Maria Dapaz Aquino Pimenta, e deixa duas filhas.
Manifestamos nossas sinceras condolências aos familiares, amigos e a todos que partilharam da convivência e do seu carinho.
A senadora Zenaide Maia (PSD) aparece como releeita em mais uma pesquisa de intenção de voto para o Senado no Rio Grande do Norte em 2026. No levantamento IPSsensus, considerando o primeiro e o segundo voto, ela soma 32,7% das citações e se mantém entre os dois nomes mais lembrados pelo eleitorado potiguar. Como cada eleitor pode escolher dois candidatos ao Senado, o instituto contabilizou todas as citações recebidas por cada nome, independentemente de terem sido feitas como primeiro ou segundo voto.
Styvenson Valentim (PODE) tem 50,4%. Na sequência aparecem Samanda Alves (PT), com 23,6%; Rafael Motta (PDT), com 21,8%; e Coronel Hélio (PL), com 20,1%.
Essa é a quarta pesquisa só em junho que coloca Zenaide consolidada no pelotão de frente da disputa, como eleita. A pesquisa IPSsensus ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte de 18 a 22 de junho. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O registro no TSE é o RN-09520/2026.
A Prefeitura de Upanema, por meio da Ouvidoria Geral do Município, dá continuidade ao projeto Ouvidoria Itinerante, fortalecendo os canais de diálogo entre a população e a gestão municipal. Após passar pelas Secretarias de Assistência Social e de Saúde, a iniciativa agora chega à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Usuários dos serviços públicos, servidores municipais e a população em geral podem participar do projeto por meio do registro de manifestações como sugestões, elogios, críticas, reclamações e denúncias. Nesta etapa, a urna da Ouvidoria Itinerante está instalada no Complexo Esportivo Dr. Milton Marques de Medeiros, onde permanecerá pelos próximos 30 dias para receber as contribuições da comunidade.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a participação popular, permitindo que os cidadãos colaborem diretamente com a melhoria dos serviços oferecidos pela administração municipal. Todas as manifestações recebidas são encaminhadas aos setores competentes para análise e tratamento adequado.
O projeto seguirá percorrendo as demais secretarias e órgãos da Prefeitura, garantindo que cada área da gestão possa ouvir a população e utilizar as contribuições recebidas para aprimorar o atendimento e a prestação dos serviços públicos.
Sua participação é importante. Contribua com sugestões, apresente suas demandas e ajude a construir uma Upanema cada vez melhor para todos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem presença confirmada no Rio Grande do Norte na próxima quinta-feira, 2 de julho, conforme a agenda oficial do Governo Federal.
Embora a visita tenha caráter institucional, a passagem de Lula pelo Estado também terá forte repercussão política. O presidente deverá reforçar a presença do PT no Rio Grande do Norte e dar impulso à pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado.
A expectativa é de que lideranças petistas e aliados acompanhem a agenda presidencial, transformando a visita em mais um momento de fortalecimento do chamado “Time de Lula” no Estado.
A chegada de Lula ocorre poucos dias após a visita da primeira-dama Janja da Silva ao Rio Grande do Norte, ampliando a participação das principais lideranças nacionais do PT na pré-campanha potiguar.
Alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Upanema participaram, nesta quinta-feira (25), de uma ação educativa promovida pela empresa Neoenergia Cosern na Unidade Móvel Educativa (UME), que está instalada em frente à Secretaria Municipal de Saúde.
A iniciativa teve como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica, além de incentivar práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.
A UME é um ambiente equipado com materiais interativos e o aprendizado acontece por meio de atividades lúdicas como realidade aumentada, projeção mapeada, jogos e experimentos, adaptado com modernas tecnologias para realizar atividades pedagógicas. Através das atividades, os visitantes também podem conhecer como funcionam as usinas eólicas, solar e hidrelétrica e têm acesso a dicas de eficiência energética na “Casa Eficiente”.
“Parcerias como essa ampliam as oportunidades de aprendizado e promovem o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos pelo serviço.”, destaca Diego Bezerra, secretário municipal de Assistência Social.
A UME integra o Programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A Vara Única da Comarca de Upanema realizará, no próximo dia 14, às 9h, uma Sessão do Tribunal do Júri para julgar um homem denunciado pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN) por tentativa de homicídio. A sessão acontecerá no plenário da Câmara de Upanema.
O caso é referente a um crime ocorrido no dia 16 de dezembro de 2024, em uma churrascaria localizada na Rua Antônio Vitorino, no bairro Santa Paz, em Upanema.
De acordo com a denúncia apresentada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Upanema, o acusado, natural de Campo Grande (RN), teria atacado a vítima com golpes de faca enquanto ela cochilava no estabelecimento. Conforme consta nos autos, a vítima foi atingida por golpes nas regiões do tórax e do abdômen.
O Ministério Público sustenta ainda que o ataque ocorreu de forma repentina, sem que a vítima tivesse condições de reagir. Segundo a denúncia, ela estava embriagada e descansava no momento em que foi surpreendida, circunstância que teria dificultado sua defesa.
A sessão será pública e caberá ao Conselho de Sentença decidir se o réu é culpado ou inocente da acusação de tentativa de homicídio.